Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Maggi se diz preocupado com futuro da Embrapa

Embora classifique entidade como melhor cartão de visitas do país, ministro afirma que faltam recursos para pesquisa

Fonte: Gustavo Porpino/Embrapa

Ao dar posse nesta quarta-feira, dia 26, a três novos diretores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, afirmou que a empresa é “o melhor cartão de visitas” do país mundo afora. Ele, porém, se disse preocupado com o futuro da companhia. 

Segundo afirmou, o agronegócio está em constante transformação e a Embrapa precisa estar focada para que seus conhecimentos não fiquem defasados. “E no momento temos um inconveniente”, reconheceu. “Quando deveríamos ter bilhões para investir, temos menos recursos, mais dificuldades.” 

A situação decorre da crise “violentíssima” pela qual passa o país. E por haver feito dois processos de impeachment “que não deveriam ter sido feitos”. Mas, lembrou ele, o Brasil já quebrou outras vezes e se reergueu. “Diante da falta de dinheiro para pesquisas, a Embrapa deve planejar”, disse.

A tecnologia produzida pela Embrapa é pública, ressaltou o ministro. Por isso, o agronegócio brasileiro não depende da tecnologia comprada das empresas internacionais. “Eu não quero ser integrado de multinacional”, afirmou. 

Os diretores empossados nesta quarta foram: Lúcia Gatto, Cleber Oliveira Soares e Celso Luiz Moretti. A escolha se deu sem interferência política, segundo disse o ministro. 

Sair da versão mobile