O atual governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), foi reeleito para mais um mandato à frente do poder Executivo local. Com 88,59% das urnas eletrônicas apuradas no estado, ele surge com 68,51% dos votos válidos.
Em 2022, Mendes repetiu a cahapa vitoriosa de quatro anos atrás. Dessa forma, ele teve novamente como candidato a vice-governador o produtor agropecuário Otaviano Pivetta (Republicanos).
Mato Grosso ocupa a primeira colocação do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) do país. De janeiro a julho deste ano, o estado do Centro-Oeste foi responsável por 18,4% de todo o VBP do país.
Sobre propostas para agro, Mendes concedeu entrevista para o Canal Rural. Entre outros pontos, ele revelou ter o interesse de buscar atrativos para incentivar a industrialização de matérias-primas produzidas no estado.
Mato Grosso: reeleição também no Senado
A cadeira mato-grossense em disputa no Senado neste ano também acabou em reeleição. Ou seja: o atual senador Wellington Fagundes (PL) conquistou o direito de representador o estado no Congresso Nacional por mais oito anos. Ele recebeu, até o momento, 63,47% dos votos válidos.