Menos da metade dos motoristas do Paraná estão satisfeitos com rodovias

De acordo com pesquisa divulgada pela Federação da Agricultura do Paraná (FAEP) feita pelo instituto Paraná Pesquisa, 47,7% reponderam positivamente em relação as estradas. Já 40,9% dos participantes da pesquisa estão insatisfeitos ou muito insatisfeitos. 

Fonte: Divulgação/DNIT

Um pouco menos da metade dos motoristas paranaenses estão satisfeitos ou muito satisfeitos com as rodovias pedagiadas do Paraná. De acordo com pesquisa divulgada pela Federação da Agricultura do Paraná (Faep) feita pelo instituto Paraná Pesquisa, 47,7% reponderam positivamente em relação as estradas. Já 40,9% dos participantes da pesquisa estão insatisfeitos ou muito insatisfeitos. 

Segundo 53% dos entrevistados, a melhor forma de manter as rodovias em bom estado é conceder o serviço para as empresas de pedágio, outros 44,7% acreditam que o é melhor o governo cuidar das rodovias.

Em relação à tarifa, 81,6% dos motoristas acham que o valor cobrado pelas empresas de pedágio é incompatível ou totalmente incompatível com o serviço que oferecem, como estrutura, qualidade do asfalto, apoio, conservação, etc. Apenas 9,6% acreditam que o valor é compatível ou totalmente compatível com o que é oferecido aos usuários.

Duplicação

A federação defende a necessidade imediata de duplicar as rodovias que compõe o anel de integração (que interliga Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel, Foz do Iguaçu, Campo Mourão, Londrina, Maringá, Paranavaí e Paranaguá) e baixar o preço da tarifa. Para isso, é necessário que o governo do Estado negocie com as empresas concessionárias nesse momento e não em 2022, quando vencem os contratos de pedágio hoje em vigor.

A pesquisa também apurou que 79,3% dos usuários das rodovias paranaenses querem que o governo faça um novo contrato com as empresas de pedágio agora, com novas regras, obras de duplicação e tarifa mais baixa. Apenas 18,7% acreditam que é melhor o governo esperar vencer o contrato com as concessionárias em 2022.

A apuração foi realizada entre os dias 27 de julho e 02 de agosto deste ano, e utilizou uma amostra de 2,5 mil motoristas (de carro, moto, caminhão e ônibus) que usaram as rodovias do anel de integração nos últimos 10 dias, divididos segundo sexo, faixa etária e posição geográfica, em 62 municípios. A margem de erro estimada é de 2%.