Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mercosul se reúne para decidir sobre uso de termos europeus nos queijos

União Europeia alega que nomes como parmesão e gruyère se referem a produtos típicos do continente e, por isso, reivindica que o bloco sul-americano deixe de usá-los

Representantes de países do Mercosul vão se reunir a partir desta sexta-feira, dia 16, em Assunção, Paraguai, para alinhar uma posição oficial do bloco sul-americano sobre a disputa internacional criada com a União Europeia em relação ao uso de nomes tradicionais de queijos, informou o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Rio Grande do Sul (Sindilat-RS), em nota.

Conforme explica o sindicato, a UE reivindica que o Mercosul deixe de usar os termos parmesão, gruyère, roquefort, fontina, gorgonzola e grana em seus produtos, uma vez que se referem a denominações de origem de queijos típicos dos países europeus.  

Segundo o presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, que participou de encontro nesta manhã na sede do Conselho Nacional da Indústria de Laticínios (Conil), em São Paulo, o setor não aceita as restrições impostas. “O setor de lácteos é sempre usado como moeda de troca nas negociações internacionais. Não aceitaremos mais isso”, frisou. De acordo com o executivo gaúcho, o uso dos nomes de queijos já é uma tradição no mercado brasileiro.

Sair da versão mobile