O Ministério da Agricultura pretende investir na exportação de produtos do agronegócio nacional, por meio da divulgação e “disseminação de informações agropecuárias” pelo mundo, para o período de 2019/2022. Decisão nesse sentido está publicada no Diário Oficial da União (DOU), desta quinta-feira (27) por meio da Portaria número 1.564, assinada pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi.
Conforme a portaria, “fica instituída a Estratégia para Abertura, Ampliação e Promoção no Mercado Internacional do Agronegócio Brasileiro 2019- 2022, pela qual o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento reafirma o compromisso previsto na Lei nº 13.249, de 13 de janeiro de 2016, de ampliar a competitividade do setor, a geração de divisas cambiais e a produção e disseminação de informações agropecuárias”.
A estratégia norteará a política de relações internacionais do agronegócio brasileiro, como instrumento orientador das ações a serem executadas pelas secretarias e unidades vinculadas do Ministério da Agricultura.
A portaria estabelece, ainda, que o documento final para a estratégia deverá ser aprovado e publicado pelo ministro de Estado até 18 meses, sendo intitulado “Estratégia para Abertura, Ampliação e Promoção no Mercado Internacional do Agronegócio Brasileiro 2019-2022”.