O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) irá realizar nesta quinta-feira,15, um seminário online (webinar) para tratar do monitoramento e controle de gafanhotos migratórios sul-americanos da espécie Schistocerca cancellata. A conferência online será transmitida ao vivo pelas redes sociais do Mapa (Youtube e Facebook), a partir das 10h.
- Nuvens de gafanhotos são normais e não devem ser motivo de pânico
- Ministério divulga plano de combate a gafanhotos; veja inseticidas indicados
O objetivo é promover um intercâmbio de informações sobre as ações de monitoramento e controle da praga que vem sendo realizadas na Argentina e eventuais medidas aplicáveis às condições brasileiras.
O evento contará com a participação do diretor do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart; do coordenador do Programa de Controle de Gafanhotos do Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa), Hector Medina; do pesquisador da Embrapa Clima Temperado Dori Nava; e do pesquisador da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Jerson Guedes. O chefe da Divisão de Defesa Agropecuária da SFA/RS, Jairo Carbonari, será o mediador.
As últimas atualizações confirmam que a nuvem de gafanhotos continua se deslocando lentamente em território argentino, sem previsão, até o presente momento, de alterações climáticas que favoreçam o seu direcionamento rumo ao Brasil.
A equipe técnica do Mapa em Brasília se mantém em alerta juntamente com as Superintendências Federais de Agricultura (SFAs) e os Órgãos Estaduais de Defesa Agropecuária nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e em permanente contato com o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa) para o monitoramento do deslocamento da nuvem de gafanhotos e a preparação de medidas de controle de forma tempestiva, se for necessário.