A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, participa da abertura do Fórum Planeta Campo nesta terça-feira (30), às 8h, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural na TV, site e canal 500 da Net Claro.
A chefe da pasta divide a primeira parte do evento com o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, para comentar a participação brasileira na COP26 e os compromissos internacionais assumidos pelo país na conferência.
A abertura também contará com Itamar Borges, secretário de Agricultura do Estado de São Paulo; Sérgio Souza, presidente da Frente Parlamentar da Agricultura; Teka Vendramini, presidente da Sociedade Rural Brasileira; Tirso Meirelles, presidente do Sebrae-SP e vice-presidente da Faesp; e Rogério Castro, CEO da UPL Brasil.
Tereza Cristina se posicionou sobre o tema recentemente, ao dizer que o Brasil precisa ser reconhecido pela sustentabilidade e, também, sobre a importância de avançar no assunto como uma grande oportunidade para o país. “A agropecuária fez e está fazendo sua parte. O agro é parte da solução”, disse, durante a cúpula sobre o clima.
Desdobramentos da COP26
O Fórum Planeta Campo contará com quatro painéis para abordar os desdobramentos da COP26 e diferentes aspectos da sustentabilidade na agropecuária.
O painel 1 tem como tema, justamente, COP26: os compromissos do agro, para detalhar os acordos firmados pelo país, com a participação da linha de frente da delegação brasileira no evento.
Já o painel 2, Pecuária sustentável na prática, tratará de como a atividade no Brasil atua em direção a uma atividade mais rentável e sustentável. Entre tais práticas, estão o consórcio entre culturas e suas variações, manejo de pastagem, redução de ciclos produtivos e mitigação das emissões de metano.
O painel 3, Baixo carbono: o protagonismo da agricultura, mostrará as iniciativas que já fazem do Brasil um campeão da sustentabilidade para ajudar o país a cumprir os compromissos ambientais assumidos. O painel dará foco às iniciativas em soja, algodão e café, além das tecnologias do Plano ABC+.
Por fim, o painel 4, Transformação social por meio da sustentabilidade, aponta que fatores econômicos e ambientais caminham lado a lado do elemento social para elevar a qualidade de vida das pessoas, por meio de projetos inspiradores que potencializam resultados, sinergias e entregas para o bem comum.