Ministro diz que nova tabela reduz preços do frete em cerca de 20%

Audiências públicas serão realizadas para aperfeiçoamento de eventuais distorções, diz titular da pasta dos Transportes

Fonte: Canal Rural/reprodução

O ministro dos Transportes, Valter Casimiro, disse que a nova tabela com preço mínimo do frete para o transporte rodoviário de cargas, publicada nesta quinta, dia 7, pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), mostrou uma redução de 20%, em média, nos preços praticados na primeira tabela, publicada em 30 de maio. Segundo ele, representantes dos caminhoneiros e também do setor produtivo já tiveram conhecimento da nova tabela em reunião no Ministério dos Transportes.

“O Ministério dos Transportes fez a reunião do fórum dos caminhoneiros, onde teve também a participação das trades do agronegócio. Os caminhoneiros entenderam que a tabela está bem próxima do que já era aplicado no mercado e os aprimoramentos vão ser realizados na consulta pública”.

Na próxima semana, a ANTT publicará um chamamento público. Serão realizadas audiências públicas para aperfeiçoamento de eventuais distorções da nova tabela. Segundo o ministro, a primeira tabela já existia, mas não fixava um preço mínimo, sendo apenas uma referência. O estabelecimento de preços mínimos para os fretes foi uma das reivindicações da greve dos caminhoneiros. 

“Na negociação feita com a associação dos caminhoneiros, nós nos comprometemos a publicar essa tabela junto com a medida provisória, já conhecida pelo mercado. Quando foi publicada a medida provisória e vinculou-se ao preço mínimo, identificou-se a distorção em relação aos custos por eixo. Por isso que a gente optou por já fazer essas correções”, disse Casimiro.