Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ministro da Justiça deve ser convocado para falar sobre conflitos em MS

Intenção é que o ministro esclareça por que enviou a Força Nacional para atuar nos conflitos entre indígenas e produtores rurais em Mato Grosso do Sul

Fonte: Agência Brasil/Divulgação

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados vota na manhã desta quarta, dia 8, requerimento de convocação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. A intenção é que o ministro esclareça por que enviou a Força Nacional para atuar nos conflitos entre indígenas e produtores rurais em Mato Grosso do Sul. 

– O caso de Mato Grosso do Sul é grave. Não podemos admitir que a Força Nacional vá proteger invasores, índios que invadiram terras que nem estavam na relação da Funai. Ela tinha que proteger os produtores, e o direito de propriedade onde está? – reclama o deputado federal Luiz Carlos Heinze (PP-RS). 

O deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), que é relator da comissão que analisa a PEC 215 – que transfere do Executivo para o Congresso Nacional a decisão sobre a demarcação de terras indígenas – afirma que o ministro da Justiça está entre os que dificultam a discussão e o entendimento sobre o assunto.

– Quem ouve o que diz o Cardozo pensa que etá tudo bem, que ele vai tomar alguma providência, só que a gente não testemunha nenhum fato concreto. Basta ver agora a Força Nacional criando dificuldades aos proprietários – conclui Serraglio.

Além da provável convocação na Câmara dos Deputados, outro requerimento também de convocação será votado na comissão de agricultura no Senado, na quinta, dia 9. O documento será de autoria do senador Waldemir Moka (PMDB-MS). Caso seja convocado, o ministro tem 30 dias para marcar o depoimento, o que deve acontecer após o fim do recesso parlamentar – que começa em 17 de julho -, a partir de 4 de setembro.

Sair da versão mobile