Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Morre Luiz Péricles Muniz Michielin, ex-presidente da Abimaq e Sindimaq

Atual conselheiro das entidades, Michielin também teve passagens marcantes na Fiesp e Ciesp

Péricles Muniz Michielin
Foto: Abimaq/divulgação

Morreu nesta sexta-feira, 5, o ex-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) Luiz Péricles Muniz Michielin. Ele tinha 75 anos e presidiu a entidade – e também do Sindimaq – entre os anos de 1991 e 1992. Atualmente atuava como Conselheiro Honorário dos Conselhos de Administração e Presidente Emérito das Entidades.

Luiz Péricles também foi Secretário da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo em 1993 e, teve passagens marcantes na Fiesp e Ciesp, ocupando as vice- presidências.

Em sua trajetória na indústria paulista iniciada na cidade de Araras pelo pai, Sr. Laerte Michielin, com a fundação da empresa Torque Equipamentos, Luiz Péricles posicionou-se desde sempre como um líder e entusiasta da indústria, defendendo em todas as instâncias onde participava, a importância que o setor de bens de capital tinha e tem para o desenvolvimento do País.

Abimaq

Na história da Abimaq e do Sindimaq – Sindicato Nacional da Indústria de Máquinas-, sua participação foi considerada fundamental para a consolidação das entidades nos temas de interesse do setor e, consequentemente, para a relevância que a Associação tem hoje no trabalho de desenvolvimento e fortalecimento do setor. Muitos foram os feitos do Luiz Péricles, entre eles a conquista da isenção do IPI para a produção de bens de capital.

Seu pai Laerte Michielin, diretor do antigo Simesp, participou da alteração do Sindicato da Indústria de Máquinas do Estado de São Paulo para Sindimaq, tornando-o de âmbito nacional.

Luiz Péricles também participou do movimento de abertura para uma maior participação de micro e pequenas empresas nas decisões das entidades, ainda na década de 80. Na década de 2010, juntamente com outros diretores, foi o autor do estatuto que reestruturou a administração destas.

“Todas as grandes histórias e conquistas trazem em seu enredo personagens marcantes e que deixam um legado indiscutível. Hoje, a indústria brasileira, em especial o setor de Máquinas e Equipamentos, se ressente do falecimento de Luiz Péricles, um exemplo de cidadão, profissional, marido, pai, avô e amigo. Nós da Abimaq e do Sindimaq agradecemos e registramos nosso muito obrigado por tudo o que fez. Certamente fará muita falta”, disse a entidade por meio de nota.

Sair da versão mobile