Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Em Moscou, Kátia Abreu pede harmonização de regras sanitárias no Brics

Ministra está na Rússia participando de fórum de agronegócios entre os membros do bloco econômico 

Fonte: Priscilla Mendes/Mapa/divulgação

Ao participar do Fórum de Agronegócios do Brics, em Moscou, a ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) pediu maior harmonização das regras sanitárias e fitossanitárias entre os países do bloco econômico. O objetivo é incrementar o comércio e fortalecer a economia das cinco nações que formam o grupo: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
  
– A cooperação em medidas sanitárias e fitossanitárias é fundamental para o nosso bloco. É preciso maior harmonização, a fim de criarmos condições favoráveis para o aumento do comércio intra-Brics e maior cooperação dentro do bloco na FAO, na OIE e em outras instituições internacionais. Em tudo o que o Brasil puder cooperar com o Brics, humildemente estaremos prontos a ajudar para que o bloco seja cada vez mais forte no mundo – disse a ministra. 

Para o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Lopes, que integra a comitiva da ministra, o bloco é uma oportunidade para trabalhos integrados e colaborativos.

– Temos uma agricultura que migra cada vez mais na direção da multifuncionalidade, o que vai demandar cada vez mais cooperação – disse Lopes. 

O ministro da Agricultura da Rússia, Alexander Tkachev, disse que a estreita parceria comercial entre os países do Brics desenvolverá o comércio de alimentos e garantirá segurança alimentar ao bloco e ao restante do mundo. Ele lembrou ainda que as cinco nações são responsáveis por 35% de toda a produção agrícola mundial. 
 
Tkachev também cobrou maior integração e cooperação entre os países e assinalou que o comércio mútuo dentro do Brics pode ser alavancado.

– É preciso desenvolver o comércio e a cooperação econômica. Para isso, podemos nos servir do Novo Banco de Desenvolvimento do Brics – afirmou o ministro russo.

Nesta sexta-feira, dia 9, está prevista reunião dos ministros da Agricultura e Desenvolvimento Agrário dos países-membros do bloco.

Sair da versão mobile