O Natal Luz, que acontece em Gramado (RS), é um dos espetáculos de fim de ano mais tradicionais do mundo e este ano está em sua trigésima edição. Além disso, a cidade da Serra Gaúcha ganha decoração especial para a data e abre espaço para agricultores mostrarem o que o campo tem de melhor.
São mais de 500 apresentações do Natal Luz em um período de três meses. O espetáculo “Eu sou Maria”, que conta a história do nascimento de Jesus, está sendo apresentado pela primeira vez e mistura música e teatro. Os milhares de visitantes de Gramado nesta época do ano também tem à disposição opções gastronômicas que fazem referência ao Natal.
“É tudo muito lindo, muitas luzes, tudo enfeitado. As crianças se divertindo, os vovôs, as vovós, todos juntos”, diz o eletricista Cristiano Dalmir Hermes.
“Ir à Itália sem ver o papa é o mesmo que vir ao Rio Grande do Sul sem conhecer Gramado”, afirma o funcionário público Diego Rodrigues.
A agricultora Gisele Carina Herold aproveita a oportunidade para vender artigos produzidos como na zona rural. “Nós temos cucas, pães e o pãozinho de linguiça, que é bastante famoso. Também tem a casa do colono onde comercializa todos os outros produtos, como geleias, vinhos e sucos”, diz.