O presidente norte-americano, Donald Trump, desmentiu uma notícia publicada pelo jornal norte-americano The Wall Street Journal, publicada nesta quinta-feira, 12, indicando que o acordo comercial entre Estados Unidos e China teria sido fechado e que Washington ofereceu redução de sobretaxas pela metade, além de suspender uma nova rodada de tarifas prevista para entrar em vigor no domingo.
- Trump: ‘Ou vamos ter um bom acordo com a China ou não vamos ter nada’
- China: país não confirma primeira fase de acordo comercial com EUA
“A história do Wall Street Journal sobre o acordo com a China está completamente errada, especialmente a declaração sobre tarifas. Notícias falsas. Eles devem encontrar um informante melhor!”, disse Trump em uma mensagem no Twitter.
The Wall Street Journal story on the China Deal is completely wrong, especially their statement on Tariffs. Fake News. They should find a better leaker!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) December 13, 2019
Nesta quinta-feira, o Wall Street Journal informou que o lado norte-americano nas negociações comerciais ofereceu o corte em 50% das tarifas existentes a US$ 360 bilhões em importados chineses, além de cancelar a entrada em vigor de sobretaxas a US$ 156 bilhões em outros bens fabricados por Pequim no domingo.
A notícia divulgada nesta quinta fez com que os mercados de ações baterem recordes, incluindo o mercado de commodities, entre eles o petróleo, que chegou a avançar mais de 1%.