Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

Nova frente fria vai avançar pelo Brasil no decorrer dos próximos dias

Rajadas de vento de até 60 quilômetros devem ocorrer em parte do país no decorrer dos próximos dias

Chuva e céu carregado. Esse é o cenário aguardado para os próximos dias para os três estados que compõem a região Sul do Brasil. De acordo com a previsão da Climatempo, uma nova frente fria tomará conta do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná neste fim de semana.

Mesmo com a nova frente fria, a chuva será fraca. A tendência é que ela ocorra em baixíssimos acumulados. Porém, conforme a frente fria avança, favorece a formação de nuvens carregadas sobre o Sul.

Meteorologista da Climatempo, Desirée Brandt explica que o volume de chuva não será o que mais chamará a atenção no decorrer de sábado (27) e domingo (29) na área sulista do país. Ela avisa que a região — principalmente RS e SC — registrará fortes ventos.

“A chuva vem acompanhada principalmente de muita ventania, com rajadas que poderão ultrapassar 60 quilômetros por hora ao longo do fim de semana”, afirma Desirée”.

Frente fria além do Sul

inverno, termômetro em queda, frio, temperatura, previsão do tempo, clima, onda de frio, temperatura, tempo, onda de frio
Foto: Pixabay

A nova frente fria chegará ao Sul, mas avançará por outras partes do país ainda no decorrer do fim de semana. A expectativa é que ela alcance a costa do Sudeste no final do domingo. E deve fazer com que a chuva chegue ao Rio de Janeiro, que tenderá a registrar grandes acumulados.

No meio da semana que vem esfria um pouco no Sudeste, podendo gear nos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira, na divisa de São Paulo com Minas Gerais, mas sem afetar áreas produtoras da região — com exceção do sul paulista, onde pode acontecer geada localizada.

No Nordeste do Brasil, a chuva ao longo da faixa leste, mas diminuindo um pouco o volume inicialmente previsto para o decorrer dos próximos dias. E deve continuar a chover de forma expressiva em áreas do Norte, como no noroeste do Amazonas e em parte de Roraima, onde pode até ultrapassar os 100 milímetros.

Previsão para áreas produtoras

Foto: Ricardo Mulinari

O centro do Brasil vai seguir com tempo seco, o que inclui boa parte do Paraná, do Sudeste, todo o Centro-Oeste e toda a área que vai do interior do Nordeste até o Acre. Tal condição favorece os trabalhos em campo neste momento,

Porém, por outro lado, em algumas localidades o tempo seco é uma preocupação. Por exemplo: no interior paulista, a pouca umidade do solo vai acabar afetando as lavouras de trigo, que estão em fase reprodutiva.

Na região do Sealba, o volume do solo está com índices bem baixos. E isso acaba afetando bastante o milho 3ª safra e o feijão, principalmente nas áreas que estão mais distantes do litoral nordestino.

Sair da versão mobile