Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Novas regras para LCA aumentam recursos para agropecuária

Recursos captados terão de ser obrigatoriamente destinados a operações de crédito ruralO Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou ontem, dia 2, uma resolução que estabelece que os recursos captados pelas instituições financeiras por meio de Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) precisam ser obrigatoriamente destinados a operações de crédito rural. A medida faz parte da estrutura financeira do Plano Agrícola e Pecuário 2015/2016. 

Fonte: killr-b’s

• Veja também: CMN muda recursos obrigatórios para estimular crédito rural

A decisão deve ser aplicada quando os papéis forem lastreados em direitos creditórios originados de financiamentos rurais contratados com recursos dos depósitos à vista ou da poupança rural.

Na prática, a medida tende a aumentar os recursos para agropecuária, pois a LCA foi criada para estimular financiamentos ao setor. O banco emite o papel para captar recursos e repassá-los aos produtores.

• Veja também: Agropecuária terá R$ 187,7 bilhões na safra 2015/2016

Até 31 de maio de 2016, o direcionamento terá de ser, no mínimo, 50% dos valores das LCAs. A partir de 1º de junho de 2016, esse percentual sobe para 100%.

Segundo a resolução do CMN, as instituições que emitirem os ativos poderão destinar parte dos recursos (até 50%) a financiamentos para indústrias de comercialização, beneficiamento e industrialização de produtos agropecuários e insumos. 

Sair da versão mobile