Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

SEGURANÇA

Operação Safra realiza 12 mil abordagens no oeste da Bahia

De acordo com balanço divulgado pela secretaria de agricultura do estado, quatro pessoas foram presas em flagrante pela polícia militar

Operação safra 2022/2023 da polícia militar
Foto: Divulgação/GovBA

A Operação Safra 2022/2023 terminou com 12 mil pessoas abordadas e mais de 3,5 mil veículos inspecionados pela Polícia Militar, um aumento efetivo de 20%, de acordo com balanço divulgado pela Secretaria da Agricultura do estado (Seagri).

Os dados também informam que foram realizadas 9 mil visitas a fazendas durante os 6 meses da operação, aumento de 20% em relação ao período anterior. Foram registradas, ainda, a prisão de quatro pessoas em flagrante e a apreensão de 18 armas de fogo, números inferiores aos computados em anos anteriores.

Iniciada em outubro de 2022, a Operação Safra 2022/2023 tem como objetivo dar mais segurança aos trabalhadores e produtores rurais da região oeste da Bahia durante o período da colheita de grãos e frutas.

São 9 anos de programa que é coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Militar, com apoio da Seagri, por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

De acordo com a Seagri, com redução de ocorrências nesta edição, a Operação Safra 2022/2023 contou com ampliação do patrulhamento ostensivo, com abordagens a veículos em rodovias e estradas vicinais que dão acesso às fazendas produtoras da região, assim como visitas periódicas aos estabelecimentos, mapeamento com drones, reforço na disponibilidade de viaturas e na comunicação dos agentes policiais que atuam em campo, para dar mais celeridade ao atendimento de possíveis ocorrências.

“A Operação Safra é um grande acerto de todas as partes envolvidas, pois junta a presença do estado com o apoio dos produtores para inibir e combater os criminosos que, hoje, miram muito mais os estoques de fertilizantes e equipamentos e representavam um grande problema para os produtores do oeste da Bahia.”, afirmou o secretário da agricultura, Wallison Tum.

Nesta edição, foram empregadas nove equipes, incluindo o Grupamento Aéreo da PM, sob a supervisão do Comando de Policiamento da Região Oeste – CPRO, sendo elas: CIPT-Oeste, 85ª CIPM/LEM, 86ª CIPM/Formosa do Rio Preto, 30ª CIPM/Santa Maria da Vitória, CIPE – Cerrado e 3ª CIPRv.

“O sucesso da operação é atribuído ao profissionalismo, compromisso e dedicação dos policiais militares que fazem parte deste Comando, assim como das demais companhias envolvidas e dos parceiros da PM nessa empreitada”, afirma o Coronel da PM José Carlos Soares Mariano, comandante do Comando de Policiamento da Região Oeste (CPRO).

Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!

Sair da versão mobile