O Paraná quer aumentar o Valor Bruto da Produção (VBP) agropecuária do estado em 20% até 2018, aumentando a produção em 30% e elevando a participação do setor de verduras, legumes e pequenos animais para 11%.
A intenção consta no plano de desenvolvimento para os próximos quatro anos e foi apresentada pelo secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, em visita a chefes de núcleos regionais de departamentos, gerentes de projetos e gerentes regionais de seis empresas vinculadas à Secretaria em Maringá, Londrina e Ponta Grossa.
O governo definiu 20 projetos estratégicos que serão implementados em seis áreas do estado, caracterizadas como Basalto, Sedimento, Arenito, Região Metropolitana de Curitiba, Vale do Ribeira e Litoral.
A área de maior abrangência é o Sedimento, que envolve as regiões de Ponta Grossa, Metropolitana de Curitiba, Vale do Ribeira, Litoral, Norte Pioneiro e parte do Centro-Sul. Outra grande área, do Basalto, envolve o maior número de municípios nas regiões Norte, Oeste, Centro-Oeste e Sudoeste. O Arenito envolve os municípios do Noroeste.
Na grande área do Arenito serão desenvolvidos projetos de leite, carne e frutas. Na área do Basalto serão implementados projetos de grãos sustentáveis, leite sustentável, horticultura, hortinorte e agroindústria familiar.
Na área do Sedimento, serão oitos projetos: Piscicultura, Leite Competitivo, Café Qualidade Paraná, Inclusão Social, Apoio aos Mercados Institucionais, Agroindústria Familiar, Hortisul e Floresta Multiuso.
Também serão implementados projetos de horticultura agroecológica e horticultura sustentável na região Metropolitana de Curitiba; de Inclusão Social no Vale do Ribeira e de Agroindústria Familiar no Litoral.