O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, afirmou que a vacinação contra a Covid-19 deve começar nesta segunda-feira, 18, no estado. Ratinho Junior esteve em São Paulo no início da manhã, onde um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) carregou um lote do imunizante CoronaVac, produzido pelo laboratório chinês Sinocav em parceria com o Instituto Butantan.
- Vacinação contra a Covid-19 começa nesta segunda, diz Pazuello
- Enfermeira é 1ª pessoa a receber vacina contra Covid-19 aprovada pela Anvisa
O Paraná receberá 265.600 doses da vacina. Dessas, 22.720 estão reservadas para a população indígena e 242.880 para profissionais de saúde que atuam diretamente na pandemia, idosos que vivem em asilos e seus cuidadores e pessoas com deficiência. As vacinas serão aplicadas em duas etapas e imunizarão 126 mil pessoas.
“O Paraná está preparado para iniciar uma grande campanha de imunização contra o coronavírus. Distribuiremos as doses nas regionais e elas chegarão a todos os municípios. Vamos começar com mais de 100 mil pessoas e aos poucos alcançaremos toda a população prioritária e aquela acima de 18 anos”, afirmou o governador.
Distribuição
A distribuição das vacinas utilizará a estrutura do governo paranaense, realizada por três aviões, um helicóptero e caminhões baú refrigerados, se necessário.
De acordo com a secretaria de Saúde, foram distribuídos até agora 1,7 milhão de insumos nas 22 Regionais de Saúde, entre seringas, máscaras descartáveis, face shields, aventais e carteirinhas de vacinação. O Paraná tem 1.850 salas de vacinação.
O Paraná pretende imunizar cerca de 4 milhões de pessoas até o fim de maio. O processo estadual vai seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI) elaborado pelo governo federal.
De acordo com o Plano Estadual de Imunização (PEI), na primeira etapa da vacinação a população alvo a ser vacinada contra a Covid-19 é composta por profissionais que aplicarão as vacinas; pessoas com mais de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e os profissionais que atuam nos locais; população indígena e todos os trabalhadores que atuam em unidades de saúde que atendem pacientes com suspeita ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus.
Na sequência o estado planeja vacinar pessoas com 80 anos ou acima desta idade, pessoas entre 75 e 79 anos e assim sucessivamente até aqueles que tem idade variando entre 60 e 64 anos.
A expectativa do governo do Paraná é expandir a longo prazo a estratégia de vacinação para a população acima de 18 anos de idade ainda não vacinada, totalizando 8.736.014 pessoas, de acordo com projeções do IBGE 2020 no Paraná, que estima um total de 11.516.840 pessoas residentes no estado.