O governo entregou as obras de dragagem do canal de acesso ao porto de Paranaguá, o que permite a circulação de navios maiores. A expectativa é de que isso resulte em aumento de mais de 60% na capacidade de movimentação de carga geral na região, de acordo com dados do Ministério dos Transportes.
“Cada navio graneleiro poderá embarcar até 10,5 mil toneladas a mais, aumentando a capacidade de movimentação mensal de grãos para 315 mil toneladas”, disse o órgão em comunicado.
A reforma deixou o Canal da Galheta com 16 metros de profundidade, um a mais do que a profundidade anterior. A bacia de evolução do canal ganhou dois metros, passando de 12 para 14 metros. As áreas intermediárias, localizadas entre o Canal da Galheta e a bacia de evolução, agora passam a ter 14 e 15 metros de profundidade.
- Como lidar com a logística no Brasil? Daoud responde
- Logística e comércio internacional são principais desafios de Bolsonaro, diz Abag
Ao todo foram dragados 14,2 milhões de metros cúbicos de sedimentos. A empresa responsável pela obra foi a DTA Engenharia, vencedora da licitação no valor de R$ 394 milhões.
“A obra vai trazer ganhos extraordinários para o corredor de exportação, gerando mais competitividade e maior incremento na economia do país e da região, em particular”, afirmou o ministro dos Transportes, Valter Casimiro.