Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pecuária

Pecuarista de Goiás vence Prêmio Desafio Pecuária Responsável

Rubia Barra se destacou ao apresentar ideia de desenvolvimento de procedimento operacional padrão (POP) para momento de vacinação animal

Na terça-feira (5), foi realizada na cidade de São Paulo a cerimônia do Prêmio Desafio Pecuária Responsável. Ao todo, foram 73 projetos inscritos, sendo todos eles focados em bem-estar animal.

A vencedora foi a pecuarista Rubia Barra, de Goiás. Ela apresentou a ideia de criar um procedimento operacional padrão (POP), para o momento da vacinação animal.

“A gente começa a descrevendo esse POP desde a forma de como manejar os animais todos os cuidados com a higiene na hora da vacinação e também os cuidados de na questão de condicionar os animais para que eles possam não relacionar o procedimento a algo que cause dor”, diz a vencedora da premiação. “Por isso, antes de cada processo de vacinação, eles passam pelo tronco sem nenhuma intervenção que causa um desconforto”.

“No lado do vermífugo, a gente conseguiu 100% de redução dos abscessos” — pecuarista Rubia Barra

Para Rubia, os resultados foram evidenciados em números na propriedade. “Conseguimos reduzir consideravelmente os abscessos da fazenda nesse manejo. De um lado, fazemos a vacina contra a aftosa e, do outro, fazemos a aplicação de vermífugo”, comenta. “94% de redução dos abscessos e, no lado do vermífugo, a gente conseguiu 100% de redução dos abscessos”, comemora a premiada pecuarista.

1ª edição do Prêmio Desafio Pecuária Responsável

Esta foi a primeira edição do evento, com foco em bem-estar animal. Ao todo, 73 projetos foram inscritos e avaliados. Na final, quatro deles estavam na disputa pelo prêmio de R$ 15 mil. Country manager da Phibro Saúde Animal, Mauricio Graziani destacou a praticidade dos projetos apresentados.

“O grande benefício são as ações que que podem ser aplicadas em qualquer tipo de produtor” — Mauricio Graziani

“Não são projetos mirabolantes ou muito difíceis de serem implementados. São projetos totalmente executados e eram dos nossos critérios de seleção para a parte de finalização”, observa o executivo. “Acredito que o grande benefício são as ações que que podem ser aplicadas em qualquer tipo de produtor e em qualquer tamanho de produção, não importando se tenha 50, 100, 1.000 ou 100.00 mil animais”. destaca Graziani.

Leia também: Canal Rural ganha três grandes prêmios entre Os +Admirados da Imprensa do Agro

E ainda: Prêmio Personagem Soja Brasil reconhece a excelência da cadeia do grão; confira os vencedores

Sair da versão mobile