O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, que é a soma de todas as riquezas produzidas no país, fechou o segundo trimestre do ano com alta de 0,2% na comparação com primeiro trimestre. Os dados fazem parte de pesquisa divulgada nesta sexta-feira, dia 1, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na comparação com o segundo trimestre de 2016, a variação do PIB foi de 0,3%.Com o resultado, o PIB acumulado nos quatro últimos trimestres continua negativo em 1,4% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores.
Com esse resultado, o PIB fecha os primeiros seis meses do ano com “variação nula” em relação ao primeiro semestre de 2016.
Agropecuária
A agropecuária cresceu 14,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Este resultado pode ser explicado, principalmente, pelo desempenho de alguns produtos que possuem safra relevante no segundo trimestre e pela produtividade de agosto. Com exceção do café, que apresentou queda de 7% na estimativa de produção anual, as demais culturas apontaram crescimento na estimativa de produção e ganho de produtividade: milho (56,1%), soja (19,7%) e arroz (16,3%).