No mundo automotivo, início de ano é sempre assim: todos os olhos de consumidores e da indústria se voltam para Detroit. A Motor City, como é chamada, está pronta para mais uma edição do seu “salão do automóvel”, que começa no dia 14 de janeiro e fica aberto até o dia 27. E chega cheia de novidades.
A principal é a mudança de data. A partir de 2020, o evento acontecerá em junho. Dessa forma, os organizadores acreditam que podem resgatar a atenção de um público que foi perdendo o interesse pelas novidades automotivas. Assim, fugindo do rigoroso inverno naquela parte dos EUA, podem realizar experiências ao ar livre, o que aproxima mais as marcas do público final.
Para o mundo rural, o Salão de Detroit é um dos mais esperados, pois é aquele que historicamente reúne o maior número de lançamento de picapes. O veículo predileto dos motoristas norte-americanos continua com a mesma força de antes, a começar pelas montadoras dos EUA.
A Ford, que chocou o mundo no ano passado ao anunciar que não produzirá mais veículos de passeio para seu mercado principal, tem como destaque a versão mais extrema do seu best seller, a F-150 Raptor. A versão 2019 fora apresentada no meio do ano passado. Por isso os destaques em Detroit devem ser as versões desenvolvidas com empresas parceiras.
É o caso da Roush (clássica equipe da Nascar e parceira de décadas da montadora) e a Shelby (foto abaixo), que já emplacou ao menos uma unidade em solo brasileiro, via importação independente. O preço? Cerca de R$ 750 mil.
Eterna segunda colocada na preferência entre as montadoras que produzem picapes nos EUA, a General Motors aproveitou a comemoração de seu centenário na produção desse tipo de veículo para anunciar a nova geração da Silverado, nas vésperas do Natal. O novo desenho pode antecipar as futuras mudanças na linha, inspirando a Colorado (que é a equivalente à nossa S-10).
Já a RAM, que é o braço de utilitários da FCA (grupo que desde 2009 controla as marcas Fiat, Chrysler, Jeep e Dodge, entre outras), aposta na tecnologia e no desempenho para atrair mercado. O modelo 1500 passou por extensas mudanças, principalmente no chassi, garantindo maior leveza e resistência. Com isso, a picape ganhou mais eficiência. Na parte mecânica, a adição de propulsores híbridos contribui na redução do consumo de combustível.
O interior foi extensamente revisto, com adição de componentes de luxo em algumas versões, como o sistema de áudio Harman Kardon e o sistema de entretenimento Uconnect, presente em várias marcas do grupo.
O modelo que mais deve brilhar no estande da Jeep durante o Salão de Detroit é a recém-lançada picape Gladiator, baseada no atemporal Wrangler. É provável que a montadora use o evento para anunciar a versão esportiva do veículo, para competir com a Ford F-150 Raptor.
Frota asiática
As japonesas Honda e Toyota contra-atacam com a linha 2019 de suas picapes. Mesmo não tendo o mesmo lugar no coração dos consumidores norte-americanos que as três grandes montadoras dos EUA, elas conquistam espaço nas garagens. E elas vêm com novas versões de seus modelos.
Destaque para a líder do segmento das picapes médias, a Tacoma. Sua versão extrema TRD Pro ganhou um novo desenho da entrada de ar e um kit de áudio da premiada empresa JBL. A Honda aposta em uma versão com acabamento externo especial de sua compacta (para os padrões americanos) e versátil Ridgeline, a Black Edition. Já a Nissan, abalada pelas denúncias envolvendo o, agora, ex-presidente, Carlos Ghosn, apresentará a full size Titan XD.