Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

PMDB sai do governo, mas Kátia Abreu resiste

Ministra da Agricultura permanece na pasta mesmo após partido ter decidido pela entrega de cargos do Executivo

Fonte: Agência Brasil/divulgação

O PMDB oficializou nesta terça-feira, dia 29, sua saída do governo federal, em uma reunião em Brasília presidida pelo vice-presidente do partido, Romero Jucá. Em uma votação simbólica, foi aprovada moção que prega a entrega imediata dos cargos do Poder Executivo ocupados por membros do PMDB.

No entanto, três ministros do partido ainda permanecem ligados a Dilma: Kátia Abreu, da Agricultura; Marcelo Castro, da Saúde; e Celso Pansera, da Ciência. 

Kátia Abreu, além de ser da “cota pessoal” da presidente, tem defendido com unhas e dentes a permanência de Dilma Rousseff no governo. E uma eventual troca de partido não é descartada, para que ela possa continuar chefiando a Agricultura.

Frente Parlamentar da Agropecuária

Para o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Marcos Montes (PSD-MG), a paralisação do governo neste momento traz insegurança ao setor. Ele lembra que a bancada ruralista resolveu apoiar formalmente o pedido de afastamento da presidente, mas avalia que a ministra Kátia Abreu tem todo direito de continuar no cargo.

O deputado Zé Silva (SD-MG), por sua vez, avalia que a permanência ou não da ministra na pasta não faz diferença, dada a imobilidade em que se encontra o atual governo. 

Ás vésperas do anúncio do Plano Safra, as lideranças encontram dificuldades para imaginar um cenário sem a ministra Kátia Abreu, e calculam que o setor está prejudicado com toda esta indefinição política. Para o consultor de política agrícola da FPA, Célio Porto, tudo indica que o Plano Safra não vai sair como deveria. E uma eventual troca no comando do Ministério da Agricultura exigira um substituto que recuperasse a confiança dos produtores.

Na opinião do consultor técnico da bancada, Enio Marques, há diversas pessoas com capacidade suficiente para enfrentar uma transição, se for o caso. “Mas é importante alguém com credibilidade, que estabeleça confiança e conheça com profundidade os desafios da agricultura e os projetos de modernização”, diz.

Leia mais informações sobre o desembarque do PMDB no blog Últimas de Brasília.

Sair da versão mobile