Tempo

Previsão é de semana com chuva abaixo da média na maior parte do Brasil

A formação de um bloqueio atmosférico vai manter o tempo mais aberto no Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba, e com chuva forte no Rio Grande do Sul

Com apoio de

Parte do Matopiba – região formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – registrou cerca de 200 milímetros de chuva neste fim de semana. Na área produtora de cacau de Itacaré (BA), foram 210 milímetros, o que corresponde a 70% da média climatológica para o mês.

Agora, de acordo com a previsão do tempo, a tendência é de tempo mais firme na região, assim como em parte do Centro-Oeste e Sudeste, por conta de um bloqueio atmosférico. “Mato Grosso do Sul vai passar a semana inteira sem chuva praticamente”, alerta Celso Oliveira, meteorologista da Somar.

Enquanto isso, deve voltar a chover forte no oeste do Rio Grande do Sul, com volumes de 80 a 90 milímetros entre 23 e 29 de novembro.

Entre 30 de novembro e 6 de dezembro, vai chover de 70 a 80 milímetros no sul de Santa Catarina, mas menos de 20 milímetros em Mato Grosso e Matopiba.

O calor estará acima da média no centro-sul do Brasil nos últimos dias de novembro depois de termos uma semana com geadas e temperaturas de apenas 2 °C na serra catarinense. “A temperatura chega a ficar 5 °C acima do normal entre o rio Grande do Sul e Santa Catarina”, afirma Oliveira.

Somente na segunda semana de dezembro, o calor diminui na costa do Sudeste. A segunda quinzena de dezembro promete invernada no centro e norte do Brasil, que são aqueles vários dias mais chuvosos com temperaturas mais amenas.