Uma frente fria que avança pelo sul do Brasil vai deixar o tempo instável no leste de Santa Catarina, leste e extremo norte do Paraná. Nestas áreas, a chuva pode vir a qualquer hora. Nas demais áreas de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, o sol aparece com variação de nuvens e não chove, mas as temperaturas ficam baixas.
No Rio Grande do Sul, a menor temperatura do dia deve ser registrada durante a noite. Nos dias 17 e 18 de julho, as mínimas temperaturas são invertidas, em grande parte da região Sul, ou seja ocorrem à noite, e não no início do dia como acontece normalmente.
No domingo, 18, as instabilidades já se afastam por completo e o tempo seco predomina devido ao avanço de uma massa de ar polar, ou seja, a temperatura despenca.
“As chances são de geadas amplas em boa parte do Sul. Segunda-feira, 19, será o dia mais gelado com condição de geadas no Sul, sul de São Paulo e sul de Mato Grosso do Sul, com temperaturas abaixo dos 3 ° C. As temperaturas podem ficar negativas nas serras e planaltos da região”, avisa Desirée Brandt, da Somar Meteorologia.
Este frio pode trazer prejuízos para lavouras, até mesmo de forma pontual nas áreas de trigo que foram instaladas entre o fim de abril e início de maio. Segundo Desirée, teremos outra onda de frio prevista para o fim de julho, lá para meados do dia 28.