A frente fria segue avançando em direção ao Sudeste e Centro-Oeste e na retaguarda vem uma massa de ar de origem polar que promete derrubar as temperaturas novamente, de acordo com a previsão do tempo. O meteorologista Willians Bini, da Somar, afirma que a região serrana, no Sul, será a mais afetada.
O município de São Mateus do Sul, no Paraná, vem registrando geadas devido às massas de ar frio dos últimos dia, o que tem prejudicado as lavouras de feijão. Nesta sexta, 15, e sábado, 16, os termômetros devem marcar 3 ºC. “Na sexta, como o tempo estará mais aberto e sem nebulosidade, há risco de geada”, diz.
Segundo o meteorologista, a atuação da massa de ar frio deve chegar até o sul de Minas Gerais, mas seu impacto nas demais áreas será menor.
Chuvas
As chuvas dos últimos dias foram extremamente benéficas ao plantio do trigo e das pastagens de inverno no Sul do país — parte do Rio Grande do Sul já recebeu volumes que eram esperados para o mês inteiro e vem mais por aí. Embora percam força na próxima semana, Bini diz que serão importantes para a manutenção hídrica do solo.
Conforme a frente fria avança, as chuvas a acompanham e os acumulados mais relevantes, cerca de 30 milímetros, devem ser registrados no Sudeste, Mato Grosso do Sul e oeste de Mato Grosso, aponta a previsão do tempo.