Com apoio de
Sul
A frente fria que atingiu pela região passa a atuar na costa do Sudeste, mas a condição de chuva e temporais se mantém em Santa Catarina e Paraná. Os maiores acumulados estão previstos para a região da Grande Curitiba, litoral e Campos Gerais, no Paraná.
Aos poucos a condição de chuva diminui nas demais áreas do Sul. O tempo firme volta a predominar no Rio Grande do Sul, devido ao avanço de uma massa de ar mais seco e frio.
Os ventos que sopram do oceano mantêm a condição para chuva fraca na faixa litorânea e serra do Rio Grande do Sul. As temperaturas diminuem ainda mais nos três estados, com sensação de frio predominando pela manhã, e temperaturas amenas durante a tarde.
Sudeste
O avanço de uma frente fria canaliza novamente um corredor de umidade, que vem desde a região Amazônica e atinge o Sudeste nesta terça-feira. Essa combinação, associada ao calor intenso, intensifica a chuva em grande parte da região.
Com isso, não estão descartados os riscos de temporais, acompanhados por trovoadas, rajadas de vento de moderada a forte intensidade e volumes expressivos, principalmente em São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Nas demais áreas mineiras e no Espírito Santo, a chuva ocorre de forma mais rápida e pontual.
Centro-Oeste
Segue os riscos para temporais isolados na região, mas que perdem intensidade em comparação ao dia anterior. Volumes mais elevados de chuva poderão ser observados no centro e no noroeste de Mato Grosso.
Essa chuva ainda ocorre devido à combinação entre calor, umidade e áreas de instabilidade no alto da atmosfera.
Nordeste
Ao longo do dia, áreas de instabilidade no alto da atmosfera, combinadas ao calor e à umidade, mantêm a condição para pancadas isoladas. Pode haver chuva no Maranhão, no Piauí e em praticamente toda a Bahia, onde não se descarta o risco de temporais.
Chove também nas áreas litorâneas, devido aos ventos úmidos que sopram do mar, No entanto, essa chuva ocorre de maneira muito rápida e pontual, com baixos acumulados.
O tempo firme segue predominando no Agreste e no Sertão, com exceção de áreas situadas no território baiano.
Norte
A chuva ocorre em todas as áreas do Norte, um reflexo da combinação entre o alto calor e a umidade. Chuva forte e temporais são esperados inclusive no Tocantins, no Amapá e em Rondônia.