Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

Previsão do tempo indica mais de 100 milímetros de chuva; veja onde

A precipitação volumosa é consequência do avanço da frente fria pelo Brasil. Entenda também como ficam as temperaturas no país

chuva, tempo, clima, água, pingo, previsão do tempo
Foto: Pixabay

Uma frente fria avança muito rapidamente no Rio Grande do Sul em direção ao Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Segundo a previsão do tempo, embora rápido, o sistema frontal promete despejar de 15 a 30 milímetros no Paraná e até pouco mais de 50 milímetros em Mato Grosso do Sul, aumentando a umidade do solo em pelo menos 10 pontos percentuais e ajudando o desenvolvimento da segunda safra de milho dos dois estado. Em São Paulo, por outro lado, a chuva será fraca, com acumulados inferiores a 10 milímetros.

A partir da quarta-feira, 8, a frente fria avança e leva chuva forte para o Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Tocantins e Mato Grosso. Do oeste da Bahia ao nordeste de Goiás, estima-se mais de 100 milímetros, algo que pode comprometer a qualidade do algodão nos dois estados. No entanto, a chuva forte mantém elevada a umidade do solo em Minas Gerais e Mato Grosso para o desenvolvimento do milho safrinha.

Perceberemos mudança mais drástica do padrão climático no Brasil a partir da próxima semana. No outono, é normal a diminuição da chuva no Sudeste e Centro-Oeste e aumento no Sul. O acumulado projetado entre 13 e 21 de abril passa de 50 milímetros no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e Paraná, mas por outro lado, choverá menos de 20 milímetros em Minas Gerais, nordeste de São Paulo e boa parte de Goiás.

Após geada no fim de semana, o frio retornará ao Sul nos próximos dias, de acordo com a previsão do tempo. A mínima promete cair a 2 °C na serra de Santa Catarina com potencial para geadas na madrugada de quarta-feira, 8. O frio extremo, no entanto, não alcançará áreas produtoras do Paraná. De qualquer forma, a sensação térmica será de frio na maior parte do Brasil pelos próximos 14 dias.

Sair da versão mobile