A passagem de uma frente fria trouxe chuva forte ao Rio Grande do Sul e alguns transtornos para os produtores gaúchos. Em Alegrete, o volume passou de 50 milímetros, e os ventos chegaram a 86 km/h em Caçapava do Sul. Produtores de hortifrúti registraram estragos nas lavouras, já muitos sojicultores acharam a umidade bem-vinda.
Mesmo com a passagem das frentes frias ainda existe muita irregularidade na distribuição destas chuvas. Os produtores de fumo do leste do Rio Grande do Sul, por exemplo, estão sendo penalizados pela estiagem que afeta o estado desde a primavera.
- Chuva deve se concentrar do Sudeste ao Norte nos próximos 5 dias
- La Niña atinge o pico de intensidade neste mês; veja como fica o tempo
Previsão do tempo para os próximos dias
Nesta quarta-feira, 13, a chuva já vai embora de grande parte das áreas agrícolas do Rio Grande do Sul e o tempo volta a ficar firme, por causa do avanço de uma massa de ar seco.
A presença de um sistema frontal na altura do Paraná em direção a São Paulo organiza um corredor de umidade da Amazônia, garantindo pancadas de chuva desde o norte do Rio Grande do Sul até o Paraná e em boa parte do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. A chuva pode ser forte, intercalada com períodos de melhoria, trovoadas e eventual granizo, além de ventos entre 50 e 60 km/h. Também tem previsão de chuva a qualquer hora do dia e o tempo fica mais fechado na faixa leste do Paraná e de São Paulo.
“Atenção aos elevados acumulados previstos desde o norte de Santa Catarina até o sul de Minas Gerais, o que pode gerar transtornos, como alagamentos, em áreas de risco”, diz Willians Bini, meteorologista da Somar.
Segundo a previsão do tempo, a chuva continua na forma de pancadas no Norte e Nordeste do Brasil e, desta vez, pode chover pontualmente também no sertão nordestino e agreste.
Na quinta-feira, 14, a entrada de uma massa de ar mais frio e seco pelo sul do país ajuda a diminuir as instabilidades em relação aos dias anteriores e também muda a direção dos ventos para o quadrante sul, amenizando a sensação de calor na região Sul. A temperatura chegou a 40,3 °C em Rio Pardo no início desta semana.
No entanto, ainda tem previsão para eventual chuva isolada entre o norte do Rio Grande do Sul até o Paraná. Já a frente fria organiza muita chuva no Sudeste e Centro-Oeste, aponta a previsão do tempo. Também chove de forma espalhada em boa parte do Nordeste e Norte.