Tempo

Previsão: tempo seco continua nesta quarta e aumenta focos de incêndio

De acordo com a Somar Meteorologia, as chuvas continuam restritas à costa do Nordeste e ao extremo norte do Brasil

queimadas
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira, 22. Foto: Jose Cruz/Agência Brasil

Sul

A previsão para recuo do mar entre a costa do Paraná e Santa Catarina continua. O dia começa com chance para nevoeiro em ambas as regiões, mas que logo se dissipa e dá lugar ao sol.

A massa de ar quente e seco predomina em todo o Sul, e a nebulosidade começa a aumentar na metade sul gaúcha, devido a instabilidades que se formam perto da região. Sem chuva, sempre atenção redobrada aos baixos níveis de umidade relativa do ar durante a tarde.

Sudeste

O dia começa com chance de nevoeiro no Espírito Santo e na faixa leste de Minas Gerais, mas que logo se dissipa dando lugar ao sol.

A massa de ar quente e seco predomina sobre toda a região, inibindo a formação de nuvens carregadas e garantindo mais um dia sem previsão de chuva. Atenção aos baixos níveis de umidade relativa do ar e também ao aumento no número de focos de queimada.

Centro-Oeste

O tempo quente e seco mais uma vez predomina, devido a um extenso sistema de alta pressão atmosférica, capaz de inibir a formação de nuvens carregadas e garantir mais um dia sem previsão de chuva.

As temperaturas seguem elevadas e os níveis de umidade relativa do ar, baixos, inferiores aos 30% em grande parte da região.

Nordeste

A quarta-feira começa com chance de nevoeiro em todo o sul e litoral sul baiano, mas que logo se dissipa dando lugar ao sol.

A chuva segue mais expressiva de Salvador (BA) a Sergipe devido às Ondas de Leste, e chove também de forma muito pontual na costa do Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e São Luís. Enquanto isso, nas demais áreas, o tempo firme predomina.

As rajadas de vento seguem expressivas por todo o Nordeste.

Norte

Pancadas isoladas de chuva são esperadas no norte do Amazonas, Roraima, Amapá e norte do Pará, com maiores acumulados esperados nesses últimos três estados.

Nas demais áreas, uma massa de ar quente e seco predomina e, por enquanto, não tem previsão para ir embora.