Sábado, 15
Sul
O volume de chuva começa a diminuir no Rio Grande do Sul, com acumulados mais significativos ocorrendo apenas na região de serra nas primeiras horas do dia, assim como na serra catarinense. O sol já começa a predominar no território gaúcho. Porém, altos volumes ainda são esperados no norte de Santa Catarina e em grande parte do Paraná.
Temperaturas mais baixas na região, principalmente na fronteira oeste e Campanha do Rio Grande do Sul. O destaque do dia são os ventos, que podem passar de 100 km/h nas serras gaúcha e catarinense. No litoral do Rio Grande do Sul, nas demais áreas de Santa Catarina e no oeste do Paraná, as rajadas passam de 50 km/h.
Sudeste
A chuva se espalha pelo estado de São Paulo. Chove no leste e no sul do estado, incluindo a região metropolitana. Os acumulados esperados ainda são baixos.
Sábado de tempo firme no Vale do Paraíba e demais áreas do estado de São Paulo, assim como no Rio de Janeiro e em grande parte de Minas Gerais e Espírito Santo. Chuva fraca ocorre apenas no litoral norte capixaba e nordeste mineiro.
Rajadas de ventos mais intensas ocorrem em todas as áreas da região, e o mar segue agitado na Região dos Lagos.
Centro-Oeste
A chuva fica mais volumosa em Mato Grosso do Sul, espalha-se por áreas do interior do estado e volta a chover inclusive na capital, Campo Grande, mas ainda na forma de pancadas rápidas. As temperaturas também tendem a diminuir no estado. Mas no norte do estado, assim como em Goiás e em Mato Grosso, o tempo firme se mantém, com sol e calor predominando.
Nordeste
Sábado sem grandes mudanças no tempo, com chuva mais concentrada na faixa leste. Os acumulados no litoral da Bahia diminuem, mas ainda é esperada bastante chuva.
Tempo firme nas demais áreas, com sol, bastante calor e baixos índices de umidade relativa do ar.
Norte
A chuva segue mais restrita ao norte e oeste da região. Enquanto isso, tempo firme nas demais, com sol, calor e baixos índices de umidade do ar predominando, ainda sem condição para o retorno da chuva, o que potencializa a ocorrência de queimadas. No estado do Tocantins, só neste mês de agosto, são 631 focos de queimadas, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
- Chance de La Niña aumenta para 60%; confira os efeitos na previsão do tempo para a próxima safra
- Previsão do tempo: Paraná terá umidade suficiente para plantar em 10 de setembro
Domingo, 16
Sul
A chuva dá trégua em grande parte do Rio Grande do Sul, mas pancadas ainda são esperadas no norte gaúcho, assim como em Santa Catarina e no sudoeste do Paraná. Precipitação volumosa ainda ocorre no litoral norte catarinense e nas demais áreas paranaense, com potencial para trovoadas. Rajadas de ventos de 50 km/h são esperadas nos litorais dos três estados.
Sudeste
Uma frente fria avança pela costa da região e encontra suporte de umidade suficiente para provocar chuva na maior parte de São Paulo. Os maiores volumes são esperados no sul paulista, onde há potencial para temporais e o tempo fica bastante nublado, assim com na região metropolitana. Chove também no sul e nordeste de Minas Gerais e na Costa Verde. Demais áreas com sol ainda predominando.
Centro-Oeste
A chuva fica ainda mais volumosa e avança para o interior de Mato Grosso do Sul, chovendo de forma volumosa inclusive na capital, Campo Grande. Chove também no sudoeste de Mato Grosso, mas na forma de pancadas rápidas. Segue a condição para a ocorrência de temporais nessas áreas. Nas demais localidades, tempo firme, com sol e calor.
Nordeste
A chuva no litoral da Bahia diminui, mas pancadas isoladas de chuva ainda são esperadas, assim como nas demais áreas do leste da região. Os maiores volumes são esperados no litoral de Pernambuco e em Alagoas. As rajadas de vento seguem moderadas na região e o tempo firme não muda no interior.
Norte
Domingo com chuva no oeste de Rondônia, Acre, norte do Amazonas, Roraima, norte do Pará e Amapá. Nas demais áreas, o sol segue predominando, com temperaturas mais elevadas e baixos índices de umidade do ar.