Projeto aproxima produtor brasileiro da tecnologia

Lançado em São Paulo, o AgEvolution é uma iniciativa do Canal Rural que reúne startups, investidores, entidades e a cadeia produtiva

Fonte: Alessandra Mello/Canal Rural

Nesta terça, dia 5, foi apresentado em São Paulo o AgEvolution, uma iniciativa do Canal Rural e seus parceiros para acelerar o desenvolvimento e a implantação da agricultura digital no Brasil. Através de promoção de serviços e tecnologias, via mídia, e da conexão de AgTechs com os produtores rurais, a meta é contribuir para que a transformação da agropecuária ocorra em todas as regiões do país.

Com formato de “hub”, o AgEvolution reúne startups e empresas inovadoras, com potencial para revolucionar a realidade do agronegócio brasileiro, com investidores, entidades e produtores das diversas cadeias produtivas.

Com essa iniciativa o Canal Rural tem a missão de auxiliar o Brasil no desafio de alimentar o mundo, elevando o setor a um novo patamar de produção através do uso inteligente de ferramentas avançadas, dados e tecnologias com foco no aumento da produtividade e rentabilidade de forma sustentável.

Revolução

Como outros setores, a agricultura também está passando por uma revolução digital. Chamada de “Revolução 4.0” ou “Revolução Verde”, o agronegócio está sendo profundamente impactado pela tecnologia. As consequências não poderiam ser melhores: há maiores facilidades de assertividade, produtividade, economia e menor impacto ambiental.

Não por coincidência, o ecossistema das agrotechs – startups do agronegócio – está cada vez mais forte. Neste ano, a Syngenta, multinacional do agronegócio presente em mais de 90 países, comprou a startup Strider.

“Acreditamos que a revolução digital na agricultura vai ser feita por um conglomerado de empresas e cabeças, passando essencialmente pelo universo das startups. O produtor está sempre em busca das melhores soluções e cabe às empresas desenvolverem plataformas que viabilizem isso, unindo esforços e complementando expertises”, comentou Andre Savino, diretor geral de marketing da Syngenta no Brasil, à StartSe.