Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Protestos contra reforma da Previdência Social acontecem em Minas Gerais

Mais de dez cidades aderiram; manifestantes acreditam que a PEC 287 é um retrocesso, com a retirada de direitos do trabalhador

Minas Gerais amanheceu com protestos contra a PEC 287, que prevê a reforma da Previdência Social. Até o momento, 13 cidades aderiram às manifestações: Belo Horizonte, Barbacena, Divinópolis, Diamantina, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Ouro Preto, Poços de Calda, Teófilo Antônio, Uberaba, Uberlândia e Unaí.

De acordo com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg) cerca de 100 mil pessoas são esperadas ao longo do dia. Os manifestantes acreditam que a PEC é um retrocesso, com retirada de direitos da classe trabalhadora. 

Em Uberaba, o movimento ainda é tímido e conta com menos de 100 pessoas. Os organizadores esperam 500 pessoas ao longo do dia. Os manifestantes saem da Avenida Leopoldino de Oliveira, uma das principais da cidade, em direção à sede do INSS. O percurso é de cerca de 800 metros. 

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais, e seus 529 Sindicatos filiados, representam mais de 1,5 milhão trabalhadores rurais. A entidade coordenará a manifestação que promete movimentar o estado contra à proposta do governo.  

O tema é contestado pela FETAEMG e por diversas outras organizações, como a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), e pelas centrais sindicais, por exemplo.

A Federação defende que ao invés de retirar direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras, o governo deveria combater a sonegação fiscal das grandes empresas, que ultrapassa os R$ 500 bilhões de reais, segundo balanço do Instituto de Estudos Socioeconômicos. Desta forma, haveria mais dinheiro para ser investido no setor. 

Sair da versão mobile