Internacional

Putin diz que crise na Europa começou com ‘agenda verde’

O presidente russo acrescentou que a "agenda verde" era importante, mas isso deveria ser feito com cuidado

A crise energética na Europa não começou com o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, mas muito antes com uma agenda “verde”, disse o presidente russo, Vladimir Putin. As informações são da agência de notícias Sputnik.

Em uma coletiva de imprensa, o presidente russo foi informado de que as autoridades europeias estavam pedindo a seus cidadãos que lhe enviassem contas de eletricidade e perguntaram como ele reagiria.

“A crise energética na Europa não começou com o início da operação militar especial da Rússia na Ucrânia, em Donbas, não com isso, muito antes, um ano, se não antes”, disse Putin.

Críticas à agenda verde da Europa

união europeia - europa
Foto: Freepik

O presidente russo acrescentou que a “agenda verde” era importante, mas isso deveria ser feito com cuidado. Porém, na visão dele, os países europeus, para alcançar uma situação política momentânea, decidiram reduzir sua energia de hidrocarbonetos em geral.

Putin observou que as propostas de autoridades europeias de lhe enviar contas de eletricidade eram mais uma tentativa de transferir injustamente a culpa.

“Não ouvi nada sobre isso, não sei. Esta é outra tentativa de transferir a culpa, ‘transferir a dor de cabeça de uma cabeça doente para uma saudável’, como dizem nossos pais”, respondeu Putin.