Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Quebra na produção de feijão vai gerar impactos nos preços, aponta Ibrafe

Segundo o presidente da entidade, Marcelo Lüders, as perdas com a estiagem ultrapassam 1 milhão de sacos de feijão apenas na Região Sul

Além da soja, outra cultura que pode ser bastante impactada pela estiagem é o feijão de primeira safra, que tem 100% da área plantada e 38% colhida.

A estimativa do Instituto Brasileiro do Feijão (Ibrafe) é que na Região Sul as perdas ultrapassem 1 milhão de sacos.

Segundo o presidente da entidade, Marcelo Lüders, com o cenário, os preços já reagiram na primeira semana do ano em até 20%.

“As lavouras perdidas no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul têm um impacto muito grande, especialmente nesta primeira safra, já que é uma região que abastece o país até abril, início de maio”, explica.

Em outras regiões, como em Minas Gerais e Goiás, o excesso de chuvas também impactam negativamente na cultura, mas a perda não está consolidada.

“Para o produtor são R$ 400 milhões de perdas apenas no Paraná. Para inflação no primeiro semestre o impacto vai ser bastante grande. Para o consumidor ainda é cedo para dizer o quanto ele vai conseguir absorver essa alta. Agora, o prejuízo para os produtores é muito grande. É trágico”, afirma.

Sair da versão mobile