Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Quebra de safra causada por estiagem pode afetar arrecadação do Senar

Principal queda deve ser de estados que tem a principal renda vinculada à produção de grãosA estiagem enfrentada por alguns estados na safra 2014/2015 deve comprometer a arrecadação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), entidade privada mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). 

Fonte: Fernanda Farias/Canal Rural

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Sistema Faemg), Roberto Simões, já havia comentado em abril que a queda da renda no Senar-MG é uma situação inédita na história do sistema.

 Segundo ele, em Minas Gerais, além da dificuldade de crédito provocada pela crise, a agricultura mineira foi muito prejudicada pela seca do ano passado e início deste ano. Para o secretário do Senar nacional, Daniel Carrara, o setor, no geral, está apreensivo, mas é preciso aproveitar a valorização do câmbio para aumentar a renda.

– Cada estado tem a sua dinâmica própria, mas vejo queda de arrecadação em Unidades da Federação, como Minas Gerais, São Paulo e Goiás, as quais têm renda relevante vinculada à produção de grãos. Já na Bahia os valores estão aumentando – afirma Carrara, que não citou valores nem porcentual.

O Senar é responsável pela capacitação profissional e promoção social do setor rural. O foco do serviço este ano é trabalhar o uso de tecnologias na produção, para agregar valor ao item produzido e comercializado. Preservar a perenidade da atividade no campo entre gerações e ter uma produção sustentável também são prioridades nas ações do serviço para 2015.

Sair da versão mobile