Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Quem fica no lugar de Cunha? Conheça os candidatos à presidência da Câmara

Dois deles são atuantes no agronegócio, e outros integram a FPA

Fonte: Antonio Cruz/Agência Brasil

Miro A Câmara dos Deputados elege nesta quarta-feira, dia 13, o novo presidente da Casa, que irá substituir Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no cargo, após sua renúncia na semana passada. Dezoito parlamentares chegaram a se candidatar ao posto, mas agora restam 14 deputados. Desses total, seis não aparecem na lista de composição da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA): Cristiane Brasil (PTB-RJ), Luiza Erundina (PSOL-SP), Rogério Rosso (PSD-DF), Rodrigo Maia (DEM-RJ), Miro Teixeira (Rede-RJ) e Orlando SIlva (PCdoB-SP).

Entre os oito candidatos ao cargo que integram a bancada ruralista, dois têm atuação mais destacada junto aos temas do campo: Evair de Melo (PV-ES), vice-presidente da FPA para a região sudeste, e Fernando Giacobo (PR-PR), ex-presidente da Comissão de Agricultura da Casa.

A disputa desta quarta-feira vai eleger um presidente “tampão” para a Câmara dos Deputados, já que o mandato durará até janeiro de 2017, devido à renúncia de Cunha. Em fevereiro, novas eleições vão ser realizadas.

Uma curiosidade: entre os candidatos ao cargo, dois deputados já exerceram mandatos com as mesmas características, mas em governos estaduais. Rogério Rosso foi eleito governador do DF em 2010 e ocupou por poucos meses o cargo que pertencia à José Roberto Arruda (DEM). E, em 2009, Carlos Gaguim assumiu o governo do Tocantins, após a cassação de Marcelo Miranda.

Os parlamentares interessados em ingressar na disputa pelo comando da Casa terão até as 12h00 desta quarta para oficializar as candidaturas. Até uma hora antes da votação, é permitido que os candidatos registrados desistam de participar. Qualquer deputado pode lançar candidatura.

Durante a sessão, cada candidato terá 10 minutos para falar na tribuna. A votação é secreta e realizada pelo sistema eletrônico, onde são registrados os votos. Para ser eleito no primeiro turno, é preciso obter a maioria absoluta dos votos.

Ou seja, considerando a presença de 257 deputados, são necessários os votos de pelo menos 129 congressistas. Se ninguém atingir esse número, os mais votados disputam o segundo turno, onde a vitória se dá por maioria simples.

Conheça os candidatos:

Evair de Melo (PV-ES)
Está no primeiro mandato como deputado federal. É vice-presidente da FPA para a região sudeste e atua na defesa dos cafeicultores do Espírito Santo. Foi diretor do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural do Espírito Santo, secretário municipal de Agricultura em Venda Nova do Imigrante (ES) e presidente do Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa). Chegou a ser cogitado para o Ministério do Meio Ambiente este ano, mas o escolhido por Michel Temer foi Sarney Filho. Evair é vice-líder do PV na Câmara e atua também na área ambiental, com o projeto que institui a Política Nacional de Pagamentos por Serviços Ambientais.

Fernando Giacobo (PR-PR)
Foi presidente da Comissão de Agricultura da Casa em 2013. É atual 2º vice-presidente da Câmara dos Deputados e exerce, na prática, a presidência, já que Waldir Maranhão (PP-MA) não apresenta totais condições para isso. Giacobo está no quarto mandato como deputado federal, mas ficou conhecido por ter ganhado um sorteio de loteria com 12 cartelas premiadas, antes de iniciar a vida pública. Empresário e integrante da Bancada Ruralista, foi réu em ação penal movida pelo Ministério Público por cárcere privado e sequestro contra o gerente de uma propriedade rural vendida ao deputado.

Marcelo Castro (PMDB-PI)
Ex-ministro da Saúde do governo da presidente afastada Dilma Rousseff, é candidato único do PMDB, maior partido da Casa e também do ex-presidente Eduardo Cunha. É médico de formação e está no quinto mandato como deputado. Ele nega ser anti-Cunha e é integrante da FPA.

Rogério Rosso (PSD-DF)
É tido como aliado de Eduardo Cunha. Foi presidente da Comissão Especial do Impeachment na Câmara dos Deputados. Está no segundo mandato como deputado federal, mas teve destaque na vida pública com o mandato tampão que exerceu como governador do Distrito Federal, em 2010, eleito indiretamente pela Câmara Legislativa do DF com a queda do então governador José Roberto Arruda, investigado em casos de corrupção. Tem carreira no mercado automotivo e já foi vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Não faz parte da FPA.

Carlos Gaguim (PTN-TO)
É administrador de empresas e está no primeiro mandato como deputado federal. Foi vereador e deputado estadual no Tocantins e chegou a governar o estado após a cassação do então governador Marcelo Miranda, em 2009. Faz parte da bancada ruralista.

Carlos Manato (SD-ES)
Está no quarto mandato na Câmara. É o atual corregedor da casa e ocupou cargos de suplente na Mesa Diretora. É médico de formação e tem 58 anos. É integrante da FPA.

Cristiane Brasil (PTB-RJ)
Advogada de formação, é filha do delator do mensalão Roberto Jefferson. Está no primeiro mandato na Câmara e chegou a presidir o PTB. Não faz parte da bancada ruralista.

Fábio Ramalho (PMDB-MG)
Está no terceiro mandato na Câmara. É empresário e já foi prefeito de Malacacheta (MG). Integra a FPA.

Luiza Erundina (PSOL-SP)
Primeira prefeita mulher da cidade de São Paulo, Erundina está no quinto mandato na Câmara dos Deputados. Trocou de partido recentemente e vai representar o PSOL na disputa. É tida como a única opositora ao governo Michel Temer a concorrer ao cargo. Não faz parte da FPA.

Esperidião Amim (PP-SC)
Foi duas vezes prefeito de Florianópolis, senador e governador de Santa Catarina. Está no terceiro mandato na Câmara dos Deputados. É advogado, professor universitário e administrador e integra a FPA.

Rodrigo Maia (DEM-RJ)
Está em seu quinto mandato na Câmara. Foi o primeiro presidente nacional do DEM, em 2007, quando o partido foi criado. Já foi líder da bancada da sigla na Câmara. Tem atuação de destaque nos temas de repercussão nacional: foi relator da Reforma Política em 2015 e é presidente da Comissão Especial da DRU.

Gilberto Nascimento (PSC-SP)
Advogado e ex-delegado da Polícia Civil, está no segundo mandato como deputado. Faz parte da FPA.

Miro Teixeira (Rede-RJ)
Decano da Câmara dos Deputados, ele está em seu 11º mandato. Já foi ministro das Comunicações. Não faz parte da FPA.

Orlando Silva (PCdoB)
Está em seu primeiro mandato. Não faz parte da bancada ruralista.

Sair da versão mobile