Nesta terça-feira (13), a Receita Federal realizou a apreensão de um volume expressivo de azeite e vinho. Dois veículos foram abordados em Londrina (PR) completamente carregados com a mercadoria importada de maneira irregular.
Após a verificação feita por agentes da Receita, foi localizado um depósito clandestino onde havia 192 galões de azeite, possivelmente de origem argentina.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
A quantidade de azeite contrabandeado impressionou os agentes: 1.910 litros foram apreendidos no total. A mercadoria foi avaliada em R$ 200 mil. Não houve prisões. Os veículos foram encaminhados para o pátio da Receita Federal em Londrina.
“Além do não recolhimento dos tributos devidos, mercadorias introduzidas irregularmente em território nacional prejudicam o mercado interno, competindo de forma desleal com o comércio e a indústria formalmente instalados no país e que atendem à legislação tributária e aduaneira”, informou a Receita em nota.
Além disso, o órgão argumenta que alimentos sem o devido controle podem prejudicar a saúde dos consumidores.