O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, adiantou o assunto durante a divulgação do Plano Safra nesta segunda, dia 22, no Palácio do Planalto. Ele afirmou que para desenvolver uma nova forma de produzir, é fundamental que agricultores e agricultoras tenham acesso a terra.
– Nós sabemos que a terra não é suficiente, mas é fundamental para que a partir dela venham outras políticas públicas que viabilizem efetivamente a agricultura familiar – afirmou o ministro.
• Veja também: Agricultura familiar, limite de juros sobe 3 pontos percentuais
– Estaremos apresentando nos próximos dias à presidenta Dilma um plano de reforma agrária para ser anunciado pela presidenta nas próximas semanas. Aproveitamos o ensejo dos 45 anos da existência do Incra para viabilizarmos, sob a liderança da presidenta, esse anúncio – explicou.
Eletricidade
Além do plano da reforma agrária, o Palácio do Planalto prepara para o próximo mês o lançamento do Plano Nacional de Energia, que deverá ser dividido em duas etapas: a primeira, referente a petróleo e gás, deverá ser anunciada no dia 7 de julho; a segunda, voltada para o setor elétrico, no dia 4 de agosto.
As datas foram informadas na semana retrasada pelo ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga. Nesta semana, seguindo essa estratégia de se criar uma agenda positiva, está programado para a quarta, dia 24, o lançamento do Plano Nacional de Exportações.