Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Relatório sobre regulamentação da vaquejada deve ser apresentado nesta terça

Comissão analisa propostas para reconhecimento dessa prática e de rodeios como patrimônio cultural e retirada do rótulo de “cruéis”

Fonte: Abvaq/divulgação

A Comissão Especial sobre Rodeios e Vaquejadas da Câmara dos Deputados se reúne nesta terça-feira, dia 11, para apresentação e discussão do parecer do relator, deputado Paulo Azi (DEM-BA).

O colegiado analisa duas propostas que alteram a Constituição a fim de reconhecer essas práticas como patrimônio cultural imaterial do Brasil (PEC 270/16) e tirar delas o rótulo de “cruéis” (PEC 304/17).

Em outubro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou inconstitucional uma lei do Ceará que regulamentava a vaquejada como prática desportiva e cultural. Para o STF, havia “crueldade intrínseca” imposta aos animais.

Paulo Azi admite a polêmica, mas argumenta que a futura regulamentação nacional vai garantir tanto a valorização cultural quanto a proteção dos animais.

Instalada em meados de fevereiro, a comissão realizou audiências públicas e seminários para discutir o tema com realizadores de vaquejadas, criadores, veterinários, protetores de animais e representantes das áreas de turismo e economia dos estados.

A reunião está marcada para o plenário 8, às 14h30. 

Sair da versão mobile