Diversos

Resultado de eleição nos EUA não deve impactar relações internacionais

Segundo análise do Rabobank, a mudança na Câmara e no Senado norte-americano ficou dentro do que apontavam as pesquisas de intenção de voto

Donald Trump assinando documento
Foto: White House/ Divulgação

O impacto do resultado das eleições nos Estados Unidos sobre o mercado financeiro deve ser relativamente modesto. Segundo análise do Rabobank, a mudança na Câmara e no Senado norte-americano ficou dentro do que apontavam as pesquisas de intenção de voto.

A expectativa do banco em relação à política comercial do país, que em grande parte é determinada pelo presidente, é que a nova composição do Congresso tenha pouco efeito.

“No entanto, a ratificação de tratados internacionais exigirá a aprovação dos democratas na Câmara”, afirmou o Rabobank, acrescentando que pode haver mais impasses em relação às políticas internas dos Estados Unidos, que precisam de aprovação do Congresso.

Resultado

O Partido Republicano, do presidente Donald Trump, perdeu o controle sobre a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, mas ampliou a maioria detida no Senado do país – resultado que ficou dentro do esperado, mas que deve dificultar a aprovação de medidas propostas pela Casa Branca.

Na Câmara dos Representantes, o Partido Democrata, que faz oposição a Trump, ganhou 26 assentos e agora tem 219 deputados, enquanto os republicanos perderam 26 cadeiras passaram para 193 deputados. No Senado, os democratas perderam dois assentos e os republicanos ganharam dois, o que deixou os partidos com 45 e com 51 assentos, respectivamente.