Termina hoje (24), em Kazan, na Rússia, a 16ª Cúpula do Brics, que reúne Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e outros cinco países. Entre os principais temas discutidos no encontro estão segurança alimentar, mudanças climáticas e alternativas para o uso de moedas locais no comércio internacional. O evento contou com a presença de representantes dos países membros, que discutiram estratégias para enfrentar os desafios globais.
Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Luís Rua, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, integrou a delegação brasileira, liderada pelo chanceler Mauro Vieira. Em vídeo, Luís Rua fez um balanço dos dois dias de reuniões, destacando a relevância das pautas tratadas para o fortalecimento do bloco. “Foram dois dias muito intensos, onde tivemos a oportunidade de discutir temas estratégicos como segurança alimentar, mudanças climáticas e alternativas ao uso de moedas locais para o comércio internacional”, afirmou.
Além da participação nas discussões da cúpula, a delegação brasileira também realizou reuniões bilaterais com a ministra da Agricultura da Rússia e o ministro da República do Tartaristão.
Segundo Luís Rua, essas reuniões foram fundamentais para o avanço das negociações comerciais. “Discutimos uma série de temas importantes, como proteínas animais, certificação eletrônica e cooperação no setor vegetal. Foi uma pauta muito positiva para fortalecer a parceria com a Rússia”, acrescentou.