Foi assinado nesta quinta, dia 21, em Porto Alegre (RS), o decreto que regulamenta a Lei 15.027, de 21 de agosto de 2017, que trata da modernização da inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal no estado. A informação foi dada pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat-RS).
De acordo com o decreto, a fiscalização fica separada da inspeção sanitária e industrial, sendo que as inspeções serão feitas por médicos veterinários habilitados pelo estado. Além disso, o texto possibilita que todo o sistema seja auditado por órgãos independentes, aumentando a capacidade da vigilância sanitária e garantindo mais qualidade ao produto para o consumidor.
A nova modalidade dará “mais velocidade ao setor de proteína animal com toda a segurança necessária para a qualidade do produto”, explicou o presidente do sindicato, Alexandre Guerra. “A modernização da fiscalização é um marco histórico para o Rio Grande do Sul e possibilitará que se alavanquem os negócios das nossas indústrias e fará com que o Estado cresça ainda mais”, afirmou.