O Rio Grande do Sul anunciou que vai antecipar a vacinação contra a Covid-19 para a tarde desta segunda-feira e a distribuição para todo o estado deve ser finalizada em até 24 horas, de acordo com o governador Eduardo Leite, que foi até Guarulhos (SP) participar de ato simbólico de recebimento das doses, as primeiras 341,8 mil doses enviadas ao estado serão distribuídas de acordo com a população de cada região.
- Enfermeira é 1ª pessoa a receber vacina contra Covid-19 aprovada pela Anvisa
- SC promete vacinas no interior em 24 horas; veja plano de imunização
“Vamos receber as doses na tarde desta segunda e iniciar ainda hoje o processo de imunização. Temos uma rede de saúde bem distribuída e toda a rede logística já preparada. Transporte, rede de frio, seringas agulhadas, ou seja, tudo pronto para iniciar esse grande processo de vacinação assim que as doses chegarem à capital gaúcha. E, em 24 horas, as doses estarão em todas as regiões do Estado, para que elas também possam iniciar a aplicação, respeitando as faixas definidas no Plano Nacional de Imunizações (PNI)”.
O Estado fará um ato inicial de vacinação em Porto Alegre para aplicar as primeiras doses. Os detalhes ainda estão em definição. “Será um ato simbólico, uma forma de reconhecimento a todas as pessoas que estão há meses se arriscando para salvar vidas. Mas o importante é que já começaremos a vacinação com um grande volume, são mais de 340 mil doses no Rio Grande do Sul, o que garantirá a imunização de uma grande parte da rede hospitalar, das pessoas que estão mais expostas ao vírus, e em curto espaço de tempo”, destacou Leite.
“A vacina é a solução para permitir que as pessoas estejam mais tranquilas para conviverem, se encontrarem e poderem circular, também para retomarmos a economia e, evidentemente, preservarmos vidas. Agradecemos ao Ministério da Saúde, que faz a aquisição das doses e que garante, dentro do PNI, que é a cultura do Brasil, a imunização de todos os brasileiros em todos os Estados”, acrescentou o governador.