Aberto até o dia 5 de novembro, o Salão do Automóvel de Tóquio atrai visitantes do mundo todo dispostos a dar uma espiada no carro do futuro, ou pelo menos a visão que os asiáticos têm dele. Esportivos que se assemelham a óvnis, vans com uma geometria de sapato ortopédico e verdadeiras salas sobre rodas concentram a maior parte das atenções. As picapes raramente fazem parte desse grupo restrito. Era assim até este ano.
E a proeza coube a uma companhia mais associada às motocicletas. A Yamaha levou ao salão a Cross Hub, um impressionante protótipo de picape.
Com linhas externas futuristas, o veículo tem 4,49 metros de comprimento, 1,96 metros de altura e 1,75 metros de largura. Pronta para enfrentar qualquer terreno, a picape tem tração nas quatro rodas e suspensão elevada. As rodas são pretas e harmonizam com a carroceria azul.
Apesar de tantas surpresas por fora, o mais impressionante fica do lado de dentro. Com uma distribuição em forma de diamante, os bancos ficam dispostos da seguinte maneira: motorista centralizado na frente, dois assentos atrás dele e, no fundo, há um pequeno assento.
Essa distribuição heterodoxa dos bancos não tirou muito espaço do compartimento de carga. Durante o salão japonês, a Yamaha manteve a picape exposta com duas motocicletas na caçamba. Mas vale ressaltar que uma era de tamanho convencional e a segunda era mini.
O protótipo Cross Hub teve como base uma mistura de outros carros conceito desenvolvidos pela Yamaha, como o Motiv (2013) e o Sports Ride (2015). A picape foi desenvolvida em parceria com o escritório do designer Gordon Murray.
Não é recomendável se apaixonar por um carro desse. Assim como todos os veículos conceito, a Cross Hub não tem previsão de ir para a linha de montagem e ser lançada no Japão ou em qualquer outro lugar do mundo. Mas é possível que algumas ideias desse modelo surpreendente da Yamaha conheçam a luz do dia, mesmo que em outras marcas.