Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Sarney Filho reforça pauta indígena no país

A determinação do ministro é que o órgão trabalhe no direcionamento de ações e investimentos voltados para a área socioambiental

Fonte: Divulgação/Cimi

Medidas voltadas para as populações indígenas serão prioridades da agenda ambiental brasileira. O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, reuniu-se nesta quinta-feira, dia 2, em Brasília (DF), com a coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Sônia Guajajara, para discutir questões ligadas a investimentos para a recuperação de ecossistemas, combate a incêndios florestais e outros projetos. 

A determinação do ministro é que o órgão trabalhe no direcionamento de ações e investimentos voltados para a área socioambiental. “A questão indígena é prioridade número um”, ressaltou Sarney Filho. O ministro destacou, ainda, outras medidas adotadas anteriormente com esse objetivo, como a destinação de R$ 11,7 milhões para conservação de terras indígenas em Roraima e Mato Grosso, assinada em agosto passado, no Rio de Janeiro, em agenda oficial do governo federal nas Olimpíadas.

Recuperação

O fortalecimento das brigadas indígenas de combate às queimadas também foi apontado como iniciativa fundamental para a conservação ambiental no país. Sônia Guajajara lembrou também a importância da implementação da Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial de Terras Indígenas (PNGATI). “Precisamos de apoio para a recuperação de áreas degradadas e para a execução de projetos de gestão”, exemplificou.

A agenda desta quinta-feira incluiu também discussões com o objetivo de incrementar a conservação em áreas protegidas do país. Nesta tarde, foram realizadas reuniões com representantes do governo estadual do Maranhão para debater melhorias na região onde estão situados os Lençóis Maranhense.

Sair da versão mobile