Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Senado aprova PEC da vaquejada em dois turnos

Duas votações foram feitas excepcionalmente no mesmo dia, e agora texto segue para a Câmara dos Deputados

Fonte: ABQM/Divulgação

Por 53 votos favoráveis, nove contrários e duas abstenções, foi aprovada no Senado em segundo turno a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 50/2016, que autoriza a realização de vaquejadas. A proposta segue agora para a Câmara dos Deputados. O texto altera a Constituição e estabelece que não há crueldade em vaquejadas e rodeios, manifestações registradas como patrimônio cultural e imaterial. 

Após um acordo de líderes, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, autorizou a votação dos dois turnos da PEC da vaquejada no mesmo dia. Se fosse seguir o regulamento da Casa, seria necessário esperar cinco dias entre os turnos. O resultado foi apertado. Eram necessários, pelo menos, 49 votos favoráveis em cada sessão e a proposta passou com 55 a favor na primeira e 53 na segunda. A decisão foi comemorada pelo autor do texto e pelas associações de esportistas.

Na Câmara, a luta para aprovar a PEC ainda nem começou. Lá, o texto também vai precisar ser apreciado em dois turnos, mas antes deve passar pela Comissão de Constituição e Justiça. No Senado, a proposta tramitou em regime de urgência e foi votada em quatro meses. O desafio é conseguir a mesma rapidez na Câmara, mas isso vai depender da boa vontade dos parlamentares.

Sair da versão mobile