Na segunda-feira (2), o Supremo Tribunal Federal (STF) abriu um perfil oficial na plataforma Bluesky, utilizada por muitos brasileiros como alternativa após a suspensão da rede social X. A decisão do STF de ingressar na Bluesky visa garantir o domínio @stf.jus.br e evitar a proliferação de perfis falsos em seu nome. Até o momento, a conta oficial não possui publicações.
Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
A suspensão da rede social X, de propriedade do empresário Elon Musk, foi ordenada pelo ministro Alexandre de Moraes após o descumprimento de uma intimação judicial que havia sido publicada no perfil oficial do STF na própria plataforma X.
Com a saída do X, muitos perfis falsos usando o nome do STF surgiram na Bluesky, levando o tribunal a solicitar à plataforma que desativasse essas contas. Além disso, também foram criados perfis falsos em nome de ministros do STF, incluindo o próprio Alexandre de Moraes. O tribunal reforçou que nenhum de seus ministros possui contas na Bluesky, sendo válida apenas a conta oficial do STF.
O STF tem utilizado as redes sociais como um canal de comunicação para divulgar decisões tanto monocráticas quanto de colegiado. Ainda não está claro se o tribunal adotará permanentemente o Bluesky como sua nova plataforma principal de comunicação.
A última postagem do STF no X foi justamente sobre a suspensão da rede social, destacando a gravidade do descumprimento da intimação por Elon Musk.