Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

STF suspende reintegração de posse de fazendas invadidas por índios

Terras foram ocupadas por pataxós, envolvidos no processo de demarcação da Terra Indígena Comexatibá (Cahy Pequi)

Fonte: Agência Brasil

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, decidiu nesta quinta, dia 27, suspender a ordem de reintegração de posse dos imóveis rurais “Fazenda Porta da Magia” e “Fazenda Aldeia da Lua”, localizadas do distrito de Cumuruxatiba, em Prado (BA). 

A ministra atendeu a um pedido liminar da Procuradoria-Geral da República (PGR) para evitar a deflagração de conflitos em duas fazendas da região, invadidas por índios da etnia pataxó que reivindicam a posse da área e o término do processo de demarcação da terra indígena Comexatibá (Cahy Pequi).

Na decisão, a ministra entendeu que o cumprimento da reintegração, autorizada pela Justiça Federal, em Teixeira de Freitas (BA), com uso de efetivo das polícias federal e militar, poderá acirrar o clima de disputa entre indígenas e produtores rurais da região. A ordem de desocupação deverá ficar paralisada até a decisão de mérito da liminar de primeira instância que autorizou a reintegração.

“É inegável a necessidade de se chegar a uma solução para o conflito fundiário a envolver a contraposição de interesses de índios e não-índios. Essa composição não tem sido favorecida nem abreviada pelo exercício abusivo da autotutela e pelo emprego da violência das partes ao invés de se dar o diálogo e o respeito à ordem jurídica vigente”, disse a ministra.

Sair da versão mobile