Pancadas de chuva fortes e volumosas voltaram a ocorrer em diversas áreas do Centro-Oeste no início desta semana. Segundo a Climatempo, em algumas áreas da região choveu mais de 100 mm em 24 horas, o que é um volume de água excepcional e que pode causar grandes transtornos.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
No fim da noite desta segunda-feira (4), a região de Brasilândia, no Distrito Federal, teve um temporal que deixou 55 mm acumulados em apenas uma hora de chuva. Na região de Gama choveu 77,4 mm ao longo do dia.
Em Mato Grosso, a região de Sinop acumulou 72,2 mm, sendo que 52 mm caíram em apenas duas horas. A região de Querência acumulou quase 68 mm de chuva nesta segunda-feira.
Já em Goiás, fortes pancadas de chuva voltaram a acontecer na região de Goiânia, onde choveu cerca de 41 mm ao longo do dia. Uma forte pancada caiu no fim da noite, com cerca de 24 mm em apenas uma hora. A região de Aragarças recebeu quase 37 mm em 2 horas.
Em algumas áreas do sul e leste de Mato Grosso do Sul, volumes de chuva extremamente elevados foram registradosdurante o fim de semana. Entre 9 horas do domingo (3) e 9 horas da segunda-feira choveu 165,2 mm em Jardim. Esse é um volume de chuva raro para um período de apenas 24 horas e superou a média de precipitação para novembro, que é de 149 mm.
A região de Bataguassu recebeu 83,4 mm entre a manhã do domingo e a manhã da segunda-feira.
Centro Oeste em alerta para temporais
Esses temporais observados no Centro-Oeste do Brasil são comuns nesta época, segundo avaliam os meteorologistas da Climatempo. A grande disponibilidade de calor e de umidade no ar facilita a formação das grandes nuvens que provocam essas tempestades. A previsão é de mais chuva para os próximos dias.
Nesta terça-feira (5), quase toda região fica em alerta para temporais. Além da chuva volumosa, há risco de raios e de fortes rajados de vento que podem variar de 71 a 90 km/h.
O alerta para temporais vale para Mato Grosso, Goiás e para o Distrito Federal.
Mato Grosso do Sul fica em atenção nesta terça com risco de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, mas que podem acontecer em qualquer região do estado.
Atenção para nova frente fria esta semana
Após o longo período de estiagem, a chuva voltou com força para o Centro-Oeste no mês de outubro. Grandes acumulados foram observados em todos os estados e no Distrito Federal.
Ao longo desta semana, as pancadas de chuva vão continuar frequentes em toda a região por causa da grande disponibilidade de calor e de umidade já existente. Mas a passagem de uma frente fria pela região Sudeste no fim desta semana vai reforçar as áreas de instabilidade especialmente em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso, aumentando o risco de tempestades nessas áreas.